sábado, 22 de outubro de 2011

CORREIA PINTO NÃO VEIO SÓ PARA FUNDAR LAGES



Conselheiro Mafra, juntou ao processo judicial de questão de limites entre Santa Catarina e Paraná, durante a Guerra do Contestado, a seguinte relação de pioneiros na Fundação de Lages", na região denominada "Sertão de Curitiba", cujo limite Norte ficava na atual cidade de Lapa, no Paraná, toda uma extensa região serrana, conhecida desde 1766 como  Distrito dos Campos de Cima da Serra (Região de São Joaquim), Vacaria e Lages.
  
"Em Lages somavam-se 82 pessoas, que moravam em 16 fazendas, onde moravam os seguintes fazendeiros:

>Feliz José Pereira (com 20 pessoas)
>Joaquim José Pereira (com 4 pessoas)
>José Raposo Pires (com 5 pessoas)
>Antônio Correia Pinto de Macedo (com 10 pessoas) - Capitão Mor
>João Antunes Pinto (com 2 pessoas)
>Antônio Gonçalves Padilha (com 5 pessoas)
>Francisco José (com 3 pessoas)
>Simão Barbosa Franco (com 2 pessoas)
>Manoel Barbosa Franco (com 3 pessoas)
>Bento Soares da Motta (com 3 pessoas)
>Bento do Amaral Gurgel (com 3 pessoas)
>Antônio Marques de Arzão (com 2 pessoas)
>Manoel da Silva Ribeiro (com 7 pessoas)
>José Bezerra do Amaral Gurgel (com e pessoas)
>Bento Soares da Motta (com 5 pessoas)."

Walter Dachs,  o maior pesquisador histórico-genealógico que aqui residiu por alguns anos, escreveu uma coletânea de artigos para o Jornal Guia Serrano, de 1960 a 1964, com base em dados coletados na Genealogia Paulista, de Silva Leme, no Censo das Ordenanças da Vila de Lages (recenceamento do período de 1777 a 1794), nos registros da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres (período de 1767 a 1818) e assim resume a origem de nossos primeiros habitantes de origem lusitana:

".... Há várias referências sobre moradores de Lages da segunda metade do Século XVIII que teriam casado com mulheres nascidas em Curitiba. Também é constante o elemento vindo de Portugal. Os primeiros povoadores que emigram de São Paulo, descendem dos Taques, Lara, Leme, Godoi, Proença, Pires, Almeida, Gois, Arruda e outros, estabelecidos em São Paulo ao tempo da Capitania de São Vicente, nos séculos XVI e XVII." Destas Famílias identifico em minha ascendência materna de origem as assinaturas Pires e Arruda.  

O Capitão Mor  Antônio Correia Pinto de Macedo, rude e encrenqueiro, casado sem filhos com Maria Antônia de Jesus, faleceu em 1786 e em seu lugar assumiu o Capitão Mor Regente Bento do Amaral Gurgel Annes, um dos pioneiros presentes ao ato de fundação de Lages.

Fonte: Genealogia Tropeira, Volume II, organizada por Cláudio Nunes Pereira. 2008. Páginas 73 em diante.
http://sites.google.com/site/valdeneisilveira/genealogiatropeira