quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

COXILHA RICA - O MAIOR LATIFÚNDIO DE LAGES SC

MAPA DAS ESTRADAS E FAZENDAS DA COXILHA RICA
FONTE: COXILHA RICA DE RICARDO BAMPI  

CAMINHO DAS TROPAS A PARTIR DO PASSO SANTA VITÓRIA ATRAVESSANDO A COXILHA RICA
FONTE: LIVRO ABRA E ACHE 

A segunda tentativa de fundar Lages foi no Cajurú.
FONTE: REVISTA ABRA E ACHE
FOTO DE MÁRCIO ÁVILA


PRESERVAÇÃO OU DESENVOLVIMENTO? QUAL A VERDADEIRA VOCAÇÃO DA COXILHA RICA, QUE OCUPA CERCA DE 40% DO TERRITÓRIO MUNICIPAL DE LAGES?









segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

 
 
 
FAMÍLIA ARRUDA DO PAINEL - 2013
 
 
Colaborou Salete Benthien:  Sentado o patriarca da família o tio Aquilino Figueiredo de Arruda, em pé de camisa xadrez o Elizaldo filho da Isolina F. de Arruda.atras dele e o Tide filho de Aristides F. de Arruda, Do Lado Pedro A. Arruda filho do Placides F. de Arruda Atras de mim Antonio Eliseu H. Arruda filho do Aquilino. ao meu lado minha irmã, Maria Lucia do lado dela Jô filha da Isolina, do lado dela a Deza filha do Aristides, do lado também filha do Aristides, a Teresa, o da ponta é o Ademar filho do aquilino, com sua esposa Marisa e la trás o Luiz Fernando (kiko) filho do aquilino, qualquer coisa se tiver confuso a ordem que eu coloquei, me pergunte com exceção da Marisa são todos, netos do Cassimiro Vieira de Arruda e Bisnetos de José Domingues de Arruda.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

JOÃO DOMINGUES DE ARRUDA

(TATARAVÔ DO BLOGUEIRO)


Contam outros parentes que João era de baixa estatura. Certo dia foi fechar um negócio de terras para seu pai, o José, e o dono das terras começou a fazer corpo mole quando viu aquele “baixinho”.  João simplesmente disse a ele que, se quisesse, tinha dinheiro suficiente para comprar uns dez terrenos iguais aquele. Foi o que bastou!

Aspectos Genealógicos: Colaborou Tânia Arruda Kotchergenko

João Domingues de Arruda, filho de José Domingues de Arruda e Maria Joaquina de Souza Teixeira. João deve ter nascido em 1834+/-, possivelmente em Caçapava, e logo depois seus pais vieram para Lages. Eu sou descendente da irmã de João, Felicia Domingues de Arruda casada com o Coronel Antonio Luiz Vieira.
Henriqueta Maria Vieira é irmã do Coronel Antonio Luiz Vieira e ambos são filhos de Leandro Luiz Vieira e Clara Maria dos Santos..
Aí está: somos descendentes de dois irmãos Vieira (você de Henriqueta e eu de Antonio)  que se casaram com dois irmaos Arruda (você de João e eu de Felícia).
Localizei uma Maria Clara Borges sendo inventariante de Manuel Antunes de Oliveira. Seria a sua Maria Clara Borges? Fico curiosa, pois Manuel Antunes de Oliveira muito provavelmente seja da família de Anita Garibaldi! Será que na Semanna Farroupilha eu localizei mais um dos ramos da família de Anita! Será maravilhoso! Comarca de Lages, Museu Histórico Tribunal de Justiça de Santa Catarina, COD. 10. "COD. 10 CAIXA 28 (N-5) 32. 1882 - Inventário.
Manoel Antunes de Oliveira - falecido.
Maria Clara Borges - inventariante."

Quanto ao Bernardo Domingues de Arruda, ando "sofrendo" com ele! É que me aparece um registro de ter sido casado com Maria Ignácia dos Prazeres Ribeiro, casal este pai de pelo menos uma filha , Agostinha, nascida e. 1895. Teria sido casado duas vezes? No inventário de seu pai, João Domingues de Arruda, Bernardo Domingos de Arruda consta como tendo 42 anos, sem constar que estivesse casado naquela ocasião , ou ao menos não vem citado o nome de nenhuma esposa (1902).
Sequem os irmãos de Bernardo:
1 - José Domingues de Arruda casado com Hermelinda Vieira de Arruda
2- Maria Domingues de Arruda casada com João Madruga de Córdova
3 - Olivério Domingues de Arruda (casou com Amélia Vieira)
4- Bernardo Domingues de Arruda (conforme a Certidão que você apresenta, casou com Ernestina Ribeiro Borges, e talvez também com Maria Ignacia dos Prazeres Ribeiro)
5 - Prudência Domingues de Arruda casada com João Pereira de Camargo
6- Domingos Honorato de Arruda (casado com Maria Antonia de Araujo)
7- Joaquina Domingues de Arruda ccasada com Antônio Domingues Vieira
8- Manoel Domingues Vieira de Arruda  casado (caou com Hercilia Lopes de Haro Sanford)
9- Policarpo Domingues de Arruda (casou com Carolina Vieira Ramos)
10- Clara Domingues de Arruda  (casou com Jose Antonio de Souza)
11 Bernardina Domingues de Arruda casada com  Antônio Gonçalves de Araújo
12- Hermilino Engrácio de Arruda casado com Josefina Vieira (são os ancestrais do Mario Arruda do Barbicaho Colorado)
13 João Francisco de Arruda casado com Maria Castro.





quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

FAMÍLIA ARRUDA NAS MISSÕES POR DIEGO PUFAL


 
FAMÍLIAS PORTUGUESAS NAS MISSÕES


Família BUENO DE ARRUDA

Autoria: Zélce Mousquer

Antigualhas, histórias e genealogia - Blog criado com o objetivo de resgatar as histórias de meus antepassados e relacionados, contando fatos e episódios de suas vidas. Além de suas biografias, abordar-se-ão suas obras e genealogias, com o fim único de preservar suas memórias. Porto Alegre - RS- Brasil, 2008, por Diego de Leão Pufal. http://pufal.blogspot.com.br/2010/03/familias-portuguesas-nas-missoes.html



INÁCIO BUENO DE ARRUDA,  nasceu por volta de 1760 em São Roque, São Paulo, onde casou com Escolástica Maria, gerando a:

F1. Ana Pires de Arruda,  nasceu em 7.4.1788.
F2. João Pires de Arruda,  nasceu em 25.10.1789 e faleceu em 3.12.1864, Santa Tecla, distrito de Santo Ângelo/RS, casou-se com a viúva Reparata Joaquina de Bittencourt, nascida em 26.07.1801, Caçapava do Sul e falecida em 23.3.1865, Santa Tecla/RS.
F3. Jorge Pires de Arruda, nascido em 10.12.1792
F4. Maria Pires de Arruda, nascida em 6.8.1791
F5. Gertrudes Pires de Arruda, nascida em 5.7.1797
F6. Francisco Pires de Arruda
F7. Isabel Pires de Arruda
F8. Manuela Pires de Arruda
F9. Luiza Pires de Arruda
F10. Luiz Pires de Arruda
F11. Antônio Pires de Arruda

FONTES:
Cláudio Nunes Pereira - Genealogia Tropeira.
Arquivo Público RS (Inventário, testamentos, Habilitações para casamentos, Registros de Notas)
Cúria da Diocese de Santo Ângelo/RS
Microfilmes do registro civil e eclesiástico de Santo Ângelo e São Miguel.




quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

HEROINAS DA COXILHA RICA

ANINHA ATHANÁZIA
ANINHA ATHANÁZIA PELO CARTUNISTA LAGEANO ADILSON FERREIRA


COMENTÁRIO VIA FACEBOOK

JC Arruda de Sousa A índia ANINHA mijava de pé na frente da tropa, segundo o saudoso Márcio Camargo Costa. Ela invadiu, como posseira, grandes áreas de terras no Raposo e no Cajurú. Seus principais adversários políticos e latifundiários eram os Coronéis Juca Prudente e Ramiro Andrade. Não teve filhos naturais. Seu herdeiro foi Panchito, o Gaudério de Cambajuva, que morreu mais tarde na Guerra do Contestado lutando ao lado dos jagunços na destruição de Taquarussu.

ANITA GARIBALDI





ANITA GARIBALDI PELO CARTUNISTA LAGEANO ADILSON FERREIRA
AINDA MENINA ANITA DEIXOU OS LINDOS CAMPOS DA COXILHA RICA PARA IR CAÇAR VEADO EM LAGUNA!

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Enio Ribeiro Filho Amigo. Estou desenvolvendo um estudo sobre Anita Garibaldi e suas ligações com Lages. Vc pode me repassar a referência bibliográfica ( fonte ) dessa afirmação ???
JC Arruda de Sousa Não tenho Enio. Não é referência bibliográfica, mas apenas oralidade, conversa de italiano. Vários pesquisadores e renomados eruditos já se debruçaram sobre a vida de Anita, mas a própria Revolução Farroupilha não permitiu aos soldados e seus líderes de então tempo de sobra para escrever a História verdadeira. O que existe é muita especulação. A meu ver, pouco importa onde ela nasceu, pois seu pai Bentão não tinha paradeiro fixo. O importante é que ela desenvolveu hábitos de mulher serrana. Considerando que sua mãe e seu tio Antônio eram coxilhins, dificilmente ela teria nascido em Laguna e vindo morar em Lages, quando o contrário é, aparentemente, mais racional. Quando Giuseppe fez seu célebre relato para Alexandre Dumas, muitas coisas ficaram claras, mas ele não chegou a se aprofundar acerca de seu casamento com Anita. Algum dia um pesquisador vai encontrar alguma prova definitiva acerca do tema. Mas até agora ninguém conseguiu provar nada. Anita ainda é um grande mistério serrano. Parabéns pela sua disposição em pesquisar o assunto. A Professora Ismênia Ribeiro, de São Joaquim, tem muita informação histórico-genealógica da Família Ribeiro, da qual encontro alguns antepassados em minha árvore. Acredito que ela possa ajudá-lo melhor que eu. Veja http://genealogiaserranasc.blogspot.com.br/ GENEALOGIA SERRANA DE SANTA CATARINA: FAMÍLIAS SOUZA, RIBEIRO, PALMA E OUTRAS  
Enio Ribeiro Filho Agradeço, JC Arruda de Souza, certa e oportunamente, voltaremos a falar sobre esse tema. Mais uma vez, obrigado!


LEMBRETE:  Estas e outras ilustrações do cartunista ADILSON FERREIRA são encontradas nos livros CONJUMINÂNCIAS LAGEANAS –  Uma Coletânea de Artigos e O DIZEDOR,  de autoria deste blogueiro.