quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CHEGADA DO PATRIARCA NA COXILHA RICA

Brasão Português da cidade ARRUDA DOS VINHOS
José Domingues de Arruda, nosso ancestral pioneiro, rico fazendeiro, que chegou em Lages mais ou menos em 1834 e foi casado com Maria Joaquina de Souza Teixeira.


a) João Domingues de Arruda, filho de José Domingues de Arruda e Maria Joaquina de Souza Teixeira. João deve ter nascido em 1834+/-, possivelmente em Caçapava, e logo depois seus pais vieram para Lages. Eu sou descendente da irmã de João, Felicia Domingues de Arruda casada com o Coronel Antonio Luiz Vieira.

b) Henriqueta Maria Vieira é irmã do Coronel Antonio Luiz Vieira (acima) e ambos são filhos de Leandro Luiz Vieira e Clara Maria dos Santos.

Aí está: somos descendentes de dois irmãos Vieira (você de Henriqueta e eu de Antonio) que se casaram com dois irmãos Arruda (você de João e eu de Felicia).

c) O pai de Emílio Vicente Ribeiro era Candido Vicente Ribeiro, lá do Painel. Talvez este Candido Vicente Ribeiro seja filho de Antonio Ribeiro da Paixão e Maria Magdalena Pereira.

Alistamento Eleitoral, Lages SC. 1876 Museu Thiago de Castro. Quarteirão do Portão
N468 Emilio Vicente Ribeiro, 29 anos, solteiro, lavrador, não sabe ler. Renda Presumida 200. Não Elegivel. Filiação Candido Vicente Ribeiro
1. Lista de Alistamento Eleitoral da Segunda Secção do Distrito de Painel, Lages, SC. 1898,.
"Quarteirão da Serrinha: N 710-70 Candido Vicente Ribeiro, 74 anos, lavrador, viúvo, filho de Antônio Ribeiro da Paixão."
Comarca de Lages, Museu Histórico Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, COD. 10. Pesquisado Por Tania Arruda Kotchergenko em 2007.

"23. 1886 - Inventário.
Maria Magdalena Pereira - falecida.
Cândido Vicente Ribeiro e outros - inventariantes."

d) Localizei uma Maria Clara Borges sendo inventariante de Manuel Antunes de Oliveira. Seria a sua Maria Clara Borges? Fico curiosa, pois Manuel Antunes de Oliveira muito provavelmente seja da família de Anita Garibaldi! Será que na Semana Farroupilha eu localizei mais um ramo da família de Anita! Será maravilhoso!

Comarca de Lages, Museu Histórico Tribunal de Justiça de Santa Catarina, COD. 10. "COD. 10 CAIXA 28 (N-5)
32. 1882 - Inventário.
Manoel Antunes de Oliveira - falecido.
Maria Clara Borges - inventariante."


Colaboração: Genealogista Tânia Arruda Kotchergenko




4 comentários:

  1. José Domingues de Arruda conhecido em Caçapava do Sul como José Domingues de Carvalho, nascido na Vila de Itu, região de Sorocaba, São Paulo, filho de Antônio Domingues de Carvalho, natural de Itú, e Teresa de Arruda, natural de Porto Feliz, São Paulo; neto paterno de João da Costa de Carvalho, natural de Minas Gerais, e Maria Domingues, natural de Itú, São Paulo; neto materno de Sebastião de Arruda Botelho, natural de Itú, e de Rosa da Cunha, natural de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  2. segundo meu avo Otacílio domingues vieira ,que falesceu qdo era nova,comentava que vinham de minas gerais, os arruda eram mineiros,tropeiros de gados e comerciantes

    ResponderExcluir
  3. henriqueta esta enterrada no semiterio cruz das almas,e otacilio tambem,pois eram enterrados nas fazendas,mas quando vendiam as terras, eram tranferidos para lages

    ResponderExcluir