Costumes

Vestuário  

1900...1910














Anos 10

A "belle époque", foi uma época marcada com ostentação e os excessos, houve uma onda oriental, com cores fortes, drapeados suaves, saias afuniladas e botões. A primeira guerra mundial teve efeito de abafar a moda.

As saias amplas foram substituídas pela linha barril.
Os vestidos tinham enfeites demais e os penteados usados eram altos e com chapéus em forma de torta; as baínhas tocavam o piso.

Para o dia, mangas compridas e decotes afogados; à noite vestidos decotados para realçar o busto, os botões foram os enfeites favoritos nessa época.
Nos vestidos de passeio, os quadris apertados ganhavam enfeites drapejados, que dialogavam com as curvas fechadas das sombrinhas, a proteger do sol o rosto das jovens senhoras.

Na intimidade ela vestia um desabillé sobre uma camisola que cobria um corpo disciplinado pelo espartilho e pelo corpete, desenhando o corpo da mulher de acordo com os padrões.
Foi também nesta altura que se criaram os soutiens. Com os poucos produtos disponíveis as mulheres tinham-se vestir da forma mais simples possível, e foram as roupas simples que se tornaram tendência nesta altura.

Essa época foi marcada pela valorização de mulheres maduras, dominantes, com busto volumoso e cinturas controladas por corseletes, formando uma silhueta em forma de "s".

Os padrões chic vinham da França, a "belle époque" se revelava nas roupas íntimas e nas toaletes para ir ao teatro ou ao sarau, a mesma forma alongada, enriquecida pelas linhas sinuosas do Art Noveau.
Foto publicada às 15:14