segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O LOBO GUARÁ DO CAJURÚ

LOBO GUARÁ - ANIMAL EM EXTINÇÃO

FRENTE DA FAZENDA CAJURÚ - FUNDADA EM 1865

PORTAL DA FAZENDA CAJURÚ - FUNDADA EM 1865
 
BERNARDINA (FILHA) E JACIRA (NETA) DO BERNARDO, NASCIDAS NA FAZENDA ACIMA

NETAS DO BERNARDO, JACIRA (FILHA DA BERNARDINA) E MARIA  (FILHA DA HENRIQUETA) EM 1944



FILHAS BERNARDINA E EDÍLIA (TIA BEIJA) E ALGUMAS NETAS DE BERNARDO E ERNESTINA EM UM PICNIC NO BAIRRO POPULAR EM LAGES NOS ANOS 60
BISNETO E TRINETOS DO BERNARDO

IRMÃOS/ÃS DO BERNARDO:  DA ESQUERDA PARA A DIREITA NECO E POLICARPO
SENTADAS DA ESQUERDA PARA A DIREITA; AGOSTINHA, HENRIQUETA, CLARA E BERNARDINA 




ERNESTINA RIBEIRO BORGES - SEGUNDA ESPOSA DE BERNARDO DOMINGUES DE ARRUDA




O Juiz de Direito, Dr. Wilson Vidal Antunes Sênior, intimou Bernando Domingues de Arruda a comparecer em Audiência no Forum Nereu Ramos, para fins de elucidar sua paternidade de uma criança, filha de um capataz da Fazenda Cajurú, de sua propriedade: 

Disse o Juiz: - Senhor Bernardo, um homem de carater e com essa idade como teve coragem de se aproveitar dessa pobre menina lá da sua Fazenda?

De imediato veio a resposta: - Seu Juíz, pois acabei fazendo como um lobo guará: quando bate a fome é capaz de comer qualquer coisa que apareça pela frente.

Colaboração de Carlos Alberto Arruda, O Maxixe, neto do Bernardo.


-ooo-

O pai de Bernardo, João Domingues de Arruda (que não nasceu em Lages) é irmão do Tenente-Coronel Jose Maria Domingues de Arruda (que é nascido em Lages). Como o João Domingues de Arruda era casado com Henriqueta Maria Vieira ai está explicada a razão de tantas Henriquetas na família, pois é homenagem à ancestral, mãe de Bernardo!

Quanto ao Bernardo Domingues de Arruda, ando "sofrendo" com ele! É que me aparece um registro de ter sido casado com Maria Ignácia dos Prazeres Ribeiro, casal este pai de pelo menos uma filha, Agostinha, nascida em 1895. Teria sido casado duas vezes? No inventário de seu pai, João Domingues de Arruda, Bernardo Domingos de Arruda consta como tendo 42 anos, sem constar que estivesse casado naquela ocasião, ou ao menos não vem citado o nome de nenhuma esposa (1902).

Seguem os irmãos de Bernardo:

1 - José Domingues de Arruda, casado com Hermelinda Vieira de Arruda.

2 - Maria Domingues de Arruda, casada com João Madruga de Córdova.

3  -  Olivério Domingues de Arruda, casado com Amélia Vieira.

4 - Bernardo Domingues de Arruda, o próprio, conforme a Certidão que você apresenta, casou com Ernestina Ribeiro Borges e, talvez antes, também com Maria Ignacia dos Prazeres Ribeiro.

5 - Prudência Domingues de Arruda, casada com João Pereira de Camargo.

6 - Domingos Honorato de Arruda, casado com Maria Antonia de Araujo.

7 - Joaquina Domingues de Arruda, casada com Antônio Domingues Vieira.

8 - Manoel Domingues Vieira de Arruda, casado com Hercilia Lopes de Haro Sanford.

9 - Policarpo Domingues de Arruda, casado com Carolina Vieira Ramos.

10 - Clara Domingues de Arruda, casada com Jose Antonio de Souza.

11 - Bernardina Domingues de Arruda, casada com Antônio Gonçalves de Araújo.

12 - Hermilino Engrácio de Arruda, casado com Josefina Vieira (são os ancestrais do Mario Arruda do Barbicacho Colorado).

13 - João Francisco de Arruda casado com Maria Castro.

Bernardo teve dois casamentos oficiais e, pelo menos e extra-oficialmente, mais de 20 filhos. Todos os 14 filhos registrados dos 2 casamentos oficiais já são falecidos. Acerca dos demais existe uma pesquisa em andamento pela Genealogista Tânia, abaixo, inclusive sobre a possibilidade de serem encontrados com vida.

Quem conhecer alguma pessoa na Serra Catarinense, cujo pai seja Bernardo Domingues de Arruda, do Cajurú, gentileza contactar com este blogueiro através do e-mail zecarruda@zecarruda.com.br. Seus últimos anos de vida, juntamente com a esposa Ernestina, residiu em Lages e estão sepultados no Cemitério Cruz das Almas. 


Colaboração de Zé Salamargo - Bisneto do Bernardo  

Bernardo Domingos de Arruda (da parte de seu casamento com Maria Ignacia dos Prazeres).

O casamento foi realizado na Catedral de Lages no dias 06/09/1885 (LC17 fls 45v a 46):

Bernardo Domingues de Arruda natural de Lages, 23 anos, filho de João Domingues de Arruda e de sua mulher Henriqueta Maria Vieira casou com Maria Ignacia dos Prazeres, natural de Lages, 16 anos, filha de Antonio da Silva Ribeiro e sua mulher Maria Ignacia de Souza. Foram Testemunhas: Antonio Palhano de Jesus e Catholico da Silva Furtado.

Maria Ignacia dos Prazeres era filha única de Maria Ignacia de Souza (também conhecida como Maria Ignacia Palhano por ser filha de Manoel Palhano de Jesus e de sua mulher Constancia Maria de Souza).

Maria Ignacia Palhano (sogra de Bernardo) faleceu em 27/12/1920 no Quarteirão do Lavatudo,conforme declarado ao Cartório Civil de São Joaquim. Estava com 95 anos +_, viúva de Antonio da Silva Ribeiro e deixara apenas uma filha:

Maria dos Prazeres Ribeiro (que era a esposa de Bernardo) também já falecida e esta deixara 4 filhas:

1- Maria Virgem Palhano de Arruda
2- Umbilina Palhano de Arruda
3 - Constancia Palhano de Arruda
4 - Augusta Palhano de Arruda

Em 17/12/1920 todas as 4 filhas de Bernardo e Maria Ignacia estavam casadas e estamos com pendências de pesquisa destes casamentos. No momento só localizamos o da filha Umbelina (também citada como Abelina):

Abelina Palhano de Arruda casou com 15 anos de Idade com seu primo Antonio Ribeiro de Mendonça de 28 anos filho de Firmino José de Mendonça e Anna Maria Ribeiro. O casamento foi realizado em São Joaquim dia 30/06/1903

Colaboração: Tânia Arruda Kotchergenko - Genealogista e Historiadora





FILHOS E FILHAS DE BERNARDO DOMINGUES DE ARRUDA E ERNESTINA RIBEIRO BORGES

Alcides - Carpinteiro, residente em Lages, construiu a residência da irmã Bernardina e da sobrinha Jacira, genitora deste blogueiro,na década de 1950 no Bairro Popular. Alcides, inicialmente uma pessoa de comportamento normal, no final de vida  adquiriu hábitos místicos, passando longos períodos no mato, à procura de tesouros escondidos, principalmente no Morro do Prudente, até que foi acometido de doenças pulmonares e esquizofrenia. Sua história é uma daquelas que inspirou o documentário especial Mistérios da Serra, da RBSTV, produzido pelo cineasta lageano Fernando Leão e transmitido no programa Santa Catarina em Cena em agosto/2010.

Sebastião - Zelador Escolar, fui funcionário público estadual desde a construção da Escola Básica Belisário Ramos, onde passou a residir em duas salas de aula, até seu falecimento na década de 1970. Aquele pinheiro existente nos fundos da escola foi plantado por ele. Morreu jovem.

Mário - Policial Militar, residiu muitos anos em Florianópólis. Muito divertido, mesmo serrano adquiriu aquele sotaque açoriano por haver casado com uma moça da Ilha, motivo de chacota entre a irmandade. 

Hilário - Agropecuarista, residia próximo à antena da RBS, nas Bandeirinhas, atualmente Município de Correia Pinto, a exemplo do pai Bernando, teve uma grande prole.

João - Funcionário Público Federal, o filho mais novo, prestou serviços de cozinheiro ao Segundo Batalhão Rodoviário e ao antigo DNER, atual DNIT. Também teve uma grande prole. É o pai do folclórico Maxixe da AVEP. Entre os 10 irmãos aqui citados foi a último a falecer. Em Florianópolis.

Tida - Foi esposa do Mundinho Rafaelli e mãe do Lalu, dois dos maiores fazendeiros dos campos da região de Águas Sulfurosas em Correia Pinto, onde atualmente está sendo construído o Aeroporto Federal do Planalto e parte da Fazenda São Jorge, de sua propriedade, foi desapropriada pelo Incra para implantação do Assentamento Pátria Livre do MST, polêmica ocupação de terras particulares de 17 herdeiros de Tida e Mundinho. 

Beja - Edília Vieira Ramos, foi esposa de Belisário da Silva Ramos, com quem teve 4 filhas (Zara, Cida, Vera e Lita) e dois filhos (Ernani e Renato e, em segundo casamento com José Fernandes mais 1 filho (Breno) e 1 filha (Jussara). Foi moradora dos Bairros Copacabana e Bela Vista  e é uma das irmãs que  alcançou idade de mais de 80 anos (vide último parágrafo abaixo). As irmãs Beja e Bernardina foram muito amigas durante toda a vida, estão na foto acima (de pé, primeira e quarta da esquerda para a direita) e sepultadas no mesmo jazigo no Cemitério Cruz das Almas.  

Carmen - Maria do Carmo, teve 1 filho, Cesário e 2 filhas, Vanda e Daura. Residiu nos Bairros Coral e Sagrado Coração de Jesus e nos últimos anos de vida com a filha Daura em Balneário Camboriú. Um de seus netos é o Engenheiro Agrônomo da Fatma e Professor da Uniplac, Luiz Muniz de Arruda,

Bernardina - Moradora da Fazenda Cajurú e do Bairro Popular em Lages, teve só uma filha, a Jacira. Foi casada com o fazendeiro coxilhim Luciano Wolff enquanto lá residiu. Jacira é filha dela João Ribeiro Pires, morador de Curitibanos. É a avó do criador deste blog. 

Henriqueta - Casada com Osório Lins, teve uma das maiores proles entre sua irmandade. É a sogra do jornalista Névio Santana Fernandes do Correio Lageano. 

Estes são os filhos de Bernardo conhecidos do bisneto escritor e blogueiro José Carlos, o Zé Salamargo.  Duas características marcantes comuns entre esses descendentes do Lobo Guará do Cajurú: o bom humor e os problemas cardíacos, a hipertensão arterial que abreviou a existência da maioria deles com pouco mais de 50 anos de vida.

Os dados pessoais estão incompletos, pois ainda não foram contactados seus descendentes.  Será uma árdua tarefa levantar dados dos demais irmãos (pelo menos uns 10),  pois esse trabalho nunca foi feito antes. Exceto é claro, as pesquisas da genealogista Tânia Arruda Kotchergenko, filha de Zélia Vieira de Arruda, que sempre devotou importância pelos laços familiares da numerosa Família Arruda da Serra Catarinense. De Tânia é aguardada a publicação de 3 livros que haverão de revolucionar os conceitos históricos e genealógicos estabelecidos, um trabalho metódico e científico bem mais abrangente que este blog, apenas um pontapé inicial no resgate da importância familiar na História de Lages.        

10 comentários:

  1. No ítem 8, a esposa de Manoel Domingues Vieira de Arruda não é Hercília, mas sim, Elvira Sanford LOpes de Haro.

    Contribuição: Alzira Fontoura de Arruda neta de Manoel Domingues Vieira de Arruda

    ResponderExcluir
  2. Retificando mais uma vez o nome correto da avó da Sra Alzira Foutoura de Arruda é Elvira Lopes de Haro Sanford; cuja mãe ´de nome Cantalicia Lopes de Haro e pai Roberto Sanford Cogol. Cujos irmãos são (1)João Sanford que viveu em Florianópolis que deixou descendentes. (2) Belizario Lopes de Haro também conhecido como Belizario Cantalicia que foi delegado em São Joaquim. (3) Existia mais uma terceira irmã que casou e mudou para Campos Novos (SC) não se sabe o nome e deixou descendentes de nome Cogol.
    (4) Em São Joaquim existiu outro irmão cuja descendência é o artista Martinho de Haro que foi pai de Rodrigo de Haro que vive em Florianópolis.

    De onde vieram os Cantalicia? Quem foram?

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem?faz tempo que estou tentando entrar em contato.Descobri que tbm ,somos parentes pelo parte dos Farias de Albuquerque,também achei os parente da Clara Arruda na minha genealógia, anotei alguns falecidos no cemitério da fazenda grande

    ResponderExcluir
  4. Tudo bom ?gostaria saber, quem é essa Henriqueta,que aparece junto com os filhos de João?Sei que são várias Henriquetas...porém?

    ResponderExcluir
  5. Aproveitando,gostaria de saber quem é Agostinha,E... ? Seriam esposas?

    ResponderExcluir
  6. sou neta da dona beja...filha de lita...bom saber umpouco da historia de minha familia....

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou neto de MARIA AMÉLIA BORGES DA SILVA, filha de MARIA DE LURDES ARRUDA e neta de BERNARDO DOMINGUEZ DE ARRUDA e ERNESTINA RIBEIRO VIEIRA.


    Parabéns pelo trabalho de pesquisa do blog, muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O CASAL: ALCIDES DOMINGUES DE ARRUDA E PRADULINA RIBEIRO BORGES, FAZEM ALGUMA PARTE DESSA FAMILIA, SE ALGUEM TIVER ALGUMA INFORMÇÃO, POR FAVOR,FICAREI GRATO. ARRUDA.POA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  10. O terceiro filho de João Domingues de Arruda é OLIVEIRO DOMINGUES DE ARRUDA casado com AMÉLIA VIEIRA e não OLIVÉRIO DOMINGUES DE ARRUDA.
    Confirmado no próprio documento do inventário do ano de 1902 de JOÃO DOMINGUES DE ARRUDA.

    ResponderExcluir