sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

JOÃO DOMINGUES DE ARRUDA

(TATARAVÔ DO BLOGUEIRO)


Contam outros parentes que João era de baixa estatura. Certo dia foi fechar um negócio de terras para seu pai, o José, e o dono das terras começou a fazer corpo mole quando viu aquele “baixinho”.  João simplesmente disse a ele que, se quisesse, tinha dinheiro suficiente para comprar uns dez terrenos iguais aquele. Foi o que bastou!

Aspectos Genealógicos: Colaborou Tânia Arruda Kotchergenko

João Domingues de Arruda, filho de José Domingues de Arruda e Maria Joaquina de Souza Teixeira. João deve ter nascido em 1834+/-, possivelmente em Caçapava, e logo depois seus pais vieram para Lages. Eu sou descendente da irmã de João, Felicia Domingues de Arruda casada com o Coronel Antonio Luiz Vieira.
Henriqueta Maria Vieira é irmã do Coronel Antonio Luiz Vieira e ambos são filhos de Leandro Luiz Vieira e Clara Maria dos Santos..
Aí está: somos descendentes de dois irmãos Vieira (você de Henriqueta e eu de Antonio)  que se casaram com dois irmaos Arruda (você de João e eu de Felícia).
Localizei uma Maria Clara Borges sendo inventariante de Manuel Antunes de Oliveira. Seria a sua Maria Clara Borges? Fico curiosa, pois Manuel Antunes de Oliveira muito provavelmente seja da família de Anita Garibaldi! Será que na Semanna Farroupilha eu localizei mais um dos ramos da família de Anita! Será maravilhoso! Comarca de Lages, Museu Histórico Tribunal de Justiça de Santa Catarina, COD. 10. "COD. 10 CAIXA 28 (N-5) 32. 1882 - Inventário.
Manoel Antunes de Oliveira - falecido.
Maria Clara Borges - inventariante."

Quanto ao Bernardo Domingues de Arruda, ando "sofrendo" com ele! É que me aparece um registro de ter sido casado com Maria Ignácia dos Prazeres Ribeiro, casal este pai de pelo menos uma filha , Agostinha, nascida e. 1895. Teria sido casado duas vezes? No inventário de seu pai, João Domingues de Arruda, Bernardo Domingos de Arruda consta como tendo 42 anos, sem constar que estivesse casado naquela ocasião , ou ao menos não vem citado o nome de nenhuma esposa (1902).
Sequem os irmãos de Bernardo:
1 - José Domingues de Arruda casado com Hermelinda Vieira de Arruda
2- Maria Domingues de Arruda casada com João Madruga de Córdova
3 - Olivério Domingues de Arruda (casou com Amélia Vieira)
4- Bernardo Domingues de Arruda (conforme a Certidão que você apresenta, casou com Ernestina Ribeiro Borges, e talvez também com Maria Ignacia dos Prazeres Ribeiro)
5 - Prudência Domingues de Arruda casada com João Pereira de Camargo
6- Domingos Honorato de Arruda (casado com Maria Antonia de Araujo)
7- Joaquina Domingues de Arruda ccasada com Antônio Domingues Vieira
8- Manoel Domingues Vieira de Arruda  casado (caou com Hercilia Lopes de Haro Sanford)
9- Policarpo Domingues de Arruda (casou com Carolina Vieira Ramos)
10- Clara Domingues de Arruda  (casou com Jose Antonio de Souza)
11 Bernardina Domingues de Arruda casada com  Antônio Gonçalves de Araújo
12- Hermilino Engrácio de Arruda casado com Josefina Vieira (são os ancestrais do Mario Arruda do Barbicaho Colorado)
13 João Francisco de Arruda casado com Maria Castro.





3 comentários:

  1. "4- Bernardo Domingues de Arruda (conforme a Certidão que você apresenta, casou com Ernestina Ribeiro Borges, e talvez também com Maria Ignacia dos Prazeres Ribeiro)".

    Bernardo é filho de José Domingues de Arruda cc Hermelinda de Arruda Vieira.
    Casou em 1ª núpcias com Maria Ignácia dos Prazeres, com pelo menos 04 filhos: Maria, Umbelina, Constância e Augusta.
    Casou em 2ª núpcias com Ernestina Ribeiro Borges.

    ResponderExcluir
  2. Meu avô chamava-se Hermelino Engracio de Arruda casado com Guilhermina Gonçalves de Araujo algum parentesco?

    ResponderExcluir
  3. Meu tataravo, jose domingues vieira de arruda era casado com isadora straubler schereider e morava ali na costa do lava tudo,sendo filho de leandro luiz vieira,criador de gado,plantadores de feijao ,batata etc,Deixou o filho otacilio domingues vieira casado com eulalia siqueira de lima,criadores de gado ,plantadores de feijao,milho e batata

    ResponderExcluir