quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MANOEL JOAQUIM PINTO DE ARRUDA FILHO - FUNDADOR DE SÃO JOAQUIM


Igreja matriz de São Joaquim

Monumento entalhado em homenagem a Manoel Joaquim Pinto de Arruda Filho em São Joaquim SC
Obra em madeira do finado escultor japonês Élson Outuki


Capitão Carlos Bartholomeu de Arruda Botelho, foi por muito tempo comandante da força armada destacada em Piracicaba, e muito estimado pelo pessoal denominado - gente afamilhada - não sujeito aos severos regulamentos do capitão povoador e que deveria ser tratado por este com "desvelo e sem vexação".
Por vezes o capitão povoador tentou remover Carlos Bartholomeu de Piracicaba, porém os "afamilhados" representavam sempre contra a retirada do capitão-general, afirmando que era o comandante da força a única garantia contra as perversidades do capitão Antonio Corrêa Barbosa. Pediu em 1795, e mandou confirmar em Lisboa, a sesmaria do Bom Fim do Salto.
Casou em 1767 em Itu com Maria de Meira de Siqueira, f.ª do capitão Joaquim de Meira de Siqueira, natural de S. Vicente, e de Maria de Oliveira Cordeiro, de Itu, n. p. de José de Meira Santa Maria e de Margarida Coelho de Siqueira, de S. Vicente, n. m. de José da Veiga da Costa, de Taubaté, e de Maria de Oliveira Cordeiro, de S. Paulo. V. 2.º pág. 304.

O capitão Carlos Bartholomeu faleceu em 1815, em Piracicaba, com 75 anos de idade, e teve de seu consórcio os 4 f.ºs seguintes: 4-1 Tenente-coronel Carlos José Botelho 4-2 Manoel Joaquim Pinto de Arruda 4-3 Maria Francisca de Arruda
4-4 Eugenia Antonia de Arruda Pinto. Teve também, de Maria das Flores de Moraes, os seguintes filhos naturais: Manoela, Maria, Anna, Manoel e Carlos.


Anna Josepha de Sampaio que casou em 1807 em Jundiaí com o capitão Manoel Joaquim Pinto de Arruda, f.º do sargento-mor Carlos Bartholomeu de Arruda Botelho e de Maria de Meira de Siqueira

Construiu-se então a primeira casa, que foi onde nasceu o doutor Joaquim Pinto de Arruda, bisneto de Manoel Joaquim Pinto e primeiro joaquinense a formar-se em medicina. 
Leia mais aqui (procure por Manoel Joaquim Pinto de Arruda): http://buratto.org/paulistana/ABotelhos_4.htm

Colaboração da artista plástica Angelita Wagner: angelitawagner10@gmail.com

Conforme prometi estou enviando tudo que tenho sobre a familia Arruda do meu pai e seus descendentes.

Meu pai Joaquim Pinto de Arruda,  era médico,nasceu em 1905 em São Joaquim e faleceu em 1997, em Florianópolis.Era  filho de Boaventura Lopes Pinto de Arruda e Jovina das Neves Araujo Lima. Casou-se com Juracy Velho Pereira, nascida em São Joaquim, filha de Antonio Pereira e deDulce do Amaral Velho e teve 4 filhos:
a)Rogério Pinto de Arruda, nascido em 4 de dezembro de 1935-médico -faleceu em 1965 de acidente de carro.
b)Maria Aracy Pereira Pinto de Arruda, nasceu em 20 de Dezembro de 1936.  casada com Aldo Berndt,  tem 1 filho Rogerio de Arruda Berndt, nasceu em 23 de outubro de 1965 ,casado com Elisangela Sphor,
c)Angelita Therezinha Arruda, nasceu em 08 de setembro de 1940 casada com Alcione Sell Wagner, tem 3 filhos:
1. Cláudio Arruda Wagner, n. em 20 de março de 1962 em de Lages SC ,casado com Anamaris Pinheiro Rocha
2. Angela Arruda Wagner, n. em Florianópolis,SC 26 de Maio de 1963 casada com Lauro Cesar da Costa
3. Carlos Antonio Arruda Wagner, n. em 12 de junho de 1964 em Lages ,SC casado com Joice Luiza Flores de Matias.
 d)Dulce jovina Pinto De Arruda,n.em 07 de julho de 1948,casada com Lazaro Lauri de Lima.
1 Karina, de Arruda Lima n.em Florianópolis em 06 de janeiro de 1968.Casada com Marcos Silva
2 Rafael de Arruda Lima,nasceu em Florianópolis,em 13 de novembro de 1970 , solteiro .
3.Antonio de Arruda Lima ,n.em Forianópolis em 10 de julho de 1978, casado com Winke(ñ sei o sobrenome)

Uma curiosidade:meu pai Joaquim Pinto de Arruda,nasceu em São Joaquim SC,na rua Manoel Joaquim Pinto,no dia do padroeiro da cidade,na casa de fundação da cidade e seu bisavô,Manoel Joaquim Pinto de Arruda foi quem fundou a cidade de São Joaquim .Por tudo isso levou o nome de Joaquim.
Foi tb o primeiro médico de São Joaquim e tb o primeiro Sanitarista de Sc.Foi tb deputado de 1945 até 1950 representando a cidade de São Joaquim.

Abs
Angelita

Mais detalhes históricos e genealógicos sobre a vida de Manoel Joaquim Pinto de Arruda Filho podem ser vistos no blog da professora, genealogista e pesquisadora joaquinense Ismênia Ribeiro Schneider (menoka@uol.com.br) abaixo:

http://genealogiaserranasc.blogspot.com/2010/10/notas-biograficas-dos-dez-fazendeiros.html

"... Os primeiros documentos encontrados, fazendo referencia ao povoado que hoje é a cidade de São Joaquim, são de 1868 ou 1869. O município denominava-se então, Costa da Serra e, em 28 de janeiro de 1868, nele foi criado um Distrito Policial. Por essa época já era Lages, uma localidade regularmente desenvolvida e o seu município abrangia as terras circunvizinhas, compreendendo as áreas que formam atualmente os Municípios de São Joaquim, Urubici e Bom Retiro. Foi em 1873, no Distrito da Costa da Da Serra que o bandeirante paulista Manoel Joaquim Pinto, fundou a freguesia de São Joaquim de Cruzeiros. .Em 1887, São Joaquim assumiu sua independência, com a instalação do município em 07 de maio daquele ano.

... Pela lei Provincial n° 645 de 02/05/1871, de 1° de Abril de 1873, o distrito policial foi desmembrado da freguesia da Lages,  e instalado no Distrito da Costa da Serra a freguesia de São Joaquim do Cruzeiro. Seu fundador, o Paulista Manoel Joaquim Pinto de Arruda Filho, nasceu por volta de 1808/1809. Destacou-se politicamente nos anos de 1822 e 1824 em Piracicaba, São Paulo. Para fundar São Joaquim, teve a colaboração de vários pioneiros da região. Em 31 de março de 1886 a então freguesia foi elevada a vila, surgindo assim o novo município. Em 16 de janeiro de 1887 realizava-se a primeira eleição a vereador, em sete de maio de 1887 passou à denominação de São Joaquim, com a sua instalação oficial."

Fonte: http://saojoaquimonline.com.br/prefeitura/?p=21

Comentário do blog:

Não há indícios de laços de parentesco entre José Domingues de Arruda, patriarca da Família Arruda, estabelecido na Coxilha Rica em 1834, e Manoel Joaquim Pinto de Arruda Filho, fundador de São Joaquim.

Convém não confundir Manoel Joaquim Pinto de Arruda Filho com seu pai, casado com Anna Josepha de Sampaio em 1807. Manoel Filho teria nascido no ano seguinte e não há referências sobre o ano em que se estabeleceu na Serra Catarinense.   

Quem tiver alguma informação a respeito dessas dúvidas, favor elucidá-las. Serão muito bem vindas! 




    

6 comentários:

  1. Busco por informações de meu trisavô:
    Jose Joaquim de Arruda Leme, casado com Escholastica Pinto de Arruda.
    Local: Jaú sp
    na época se escrevia Jahu.

    ResponderExcluir
  2. Tenho o matrimônio e o Óbito de Manoel Joaquim Pinto,
    fundador de São Joaquim-SC. Tentei mandar pelo e-mail
    zecarruda@zecarruda.com.br e retornou Undelivered Mail Returned to Sender. abs. Rogério Palma de Lima‏

    ResponderExcluir
  3. Na sequência: Matrimônio de João de Deus(de Arruda Medeiros) Pinto de Arruda com Carolina Muniz de Saldanha e de um filho deles: Boaventura Lopes Pinto de Arruda com Jovina das Neves Araújo Lima. Ainda, o Batistério de Joaquim Pinto de Arruda. Mandei convite pelo GENOOM sobre nossa genealogia.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Em meu Blog: http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2771636131383304868#editor/target=post;postID=6732179538919612016;onPublishedMenu=posts;onClosedMenu=posts;postNum=0;src=postname
    = Aulas de História, escrevo sobre a História de Santa Catarina, é o resultado de muitos anos de pesquisas por Arquivos Públicos e Bibliotecas de cidades onde passei, Imaruí, Florianópolis, Laguna, São Francisco do Sul, e outras localidades, o que necessito neste momento seria uma fotografia ou desenho de um de seus parentes, MANOEL JOAQUIM PINTO, Poderia ser até mesmo a do monumento entalhado em madeira, você teria?
    Prof. Dr. Rudney Marinho de Souza

    25 de setembro de 2013 05:06

    ResponderExcluir