quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FAMÍLIA ARRUDA DO BAIRRO DA BRUSQUE


Foto de Clara, filha de João Domingues de Arruda e neta do Patriarca José Domingues de Arruda (segunda sentada da direita para a esquerda) ao lado de suas irmãs Bernardina, Henriqueta e Agostinha (a primogênita de João). De pé os irmãos Policarpo (conhecido por Carpo) e Neco. No total eram 12 irmãos/irmãs.

José Domingues de Arruda, nosso ancestral pioneiro, rico fazendeiro, que chegou em Lages mais ou menos em 1834 e foi casado com Maria de Souza Teixeira, foram pais, dentre outros, de:

José Maria Domingues de Arruda, único filho do casal acima que nasceu em Lages aos 09/02/1838 (todos os demais 6 irmãos já eram nascidos quando a família chegou em Lages). Jose Maria Domingues de Arruda foi Tenente-Coronel, veterano da Guerra do Paraguai, e também forte fazendeiro, casado com a paraguaia Agneda Dolores de Aguillar, foram pais, dentre outros de:

 Jorge Domingues de Arruda nascido em Lages em 08/11/1877, e também em Lages muito bem casado, pois foi esposo de Amélia Ribeiro Ramos filha do Major Luiz José de Oliveira Ramos e Julia Batista Ribeiro (gente que realmente MANDAVA em Lages). Jorge é pai dentre outros de Accacio Ramos Arruda, nada mais nada menos do que o Dr. Accacio que empresta seu nome à Galeria central de Lages. Não me admira exista uma rua com o nome de Jorge Domingues de Arruda pois estava completamente inserido no núcleo das famílias mais poderosas de Lages à sua época.

Como curiosidade: o Jornalista e escritor, e nosso primo, Paulo Ramos Derengoski descende da irmã de Jorge Domingues de Arruda: Maria dos Prazeres Arruda casada com Vidal Ramos Neto.

Um outro irmão de Jorge, José Maria de Arruda Filho, fazendeiro, escreveu o livro "Coisas do Passado", editora Grafica Wilson, Lages, 1964 (existe um exemplar no Museu Thiago de Castro, Lages, SC com dedicatória do autor, doado ao Museu em 20/04/1999), prefacio de Antônio Jader Marques em 12/10/1964. Trata em sua grande parte da historia da pecuária lageana. No livro o autor diz ser filho de José Maria Domingues de Arruda e Aguida Dolores de Aguillar. Neste livro existem mais alguns detalhes sobre este ramo da família, embora a maior parte do livro fale sobre as atividades pecuárias de José Maria de Arruda Filho.

A relação de parentesco com Bernardo é a seguinte: Bernardo é sobrinho do Tenente Coronel. O pai de Bernardo, João Domingues de Arruda (que não nasceu em Lages) é irmão do Tenente -Coronel Jose Maria Domingues de Arruda (que é nascido em Lages). Como o João Domingues de Arruda era casado com Henriqueta Maria Vieira ai está explicada a razão de tantas Henriquetas na família, pois é homenagem à ancestral, mãe de Bernardo!


Você encontrou uma mina que eu estou procurando! Ando justamente a procura da descendência da Clara! E você me diz que são 22 filhos? Cadê, Cadê... Quero entrevistar esta gente!

As únicas informações que tenho sobre Clara são:

a) Pelo inventário de seu pai, João Domingues de Arruda, em 1902 Clara Domingues de Arruda estava casada com José Antônio de Souza Costa, pelo que presumo os descendentes hoje possam assinar Costa.

b) No Recenseamento SC de 01/091'1920 - Lages, feito pela Directoria Geral de Estatística, Clara Domingues de Arruda aparece sob n. 391, como proprietária da "Fazenda dos Morrinhos". Não sei porque aparece o nome dela e não do marido. Seria Viúva em 1920?



Tânia Arruda Kotchergenko - CRA/SC 4919
do Instituto de Genealogia de Santa Catarina - INGESC Lages, Santa Catarina


Clara tinha um irmão chamado José Domingues de Arruda, que em 1909 estava com 47 anos, e foi casado com Hermelinda Vieira de Arruda. Também não tenho os descendentes deste casal, se houveram! Será que está lá na Brusque também? Tomara!

17 comentários:

  1. OI TÂNIA,
    Estive olhando suas anotações e como estive essa
    semana com um neto do sr José Domingues de Arruda
    (meu bisavó)Porém o sr. José D.Arruda da Brusque
    que você se refere,era casado com Henriqueta Vieira de Arruda,que está sepultada no cemitério
    da fazenda grande.Faleceu aos 34 anos,deixando 10 filhos.Meu bisavô José D de Arruda casou pela segunda vez,onde se encontra seus descendentes na Brusque.

    ResponderExcluir
  2. Pesquisando na internet alguma informação de meus antepassados, descobri o blog e uma curiosidade sobre a anotação acima. O nome de minha a avó paterna é Maria dos Prazeres Arruda, ela ja era falecida quando nasci, moro no RS, mas sei que minha família paterna veio da região de Lages.

    ResponderExcluir
  3. Segundo o comentário acima: "Pelo inventário de seu pai, João Domingues de Arruda, em 1902 Clara Domingues de Arruda estava casada com José Antônio de Souza Costa, pelo que presumo os descendentes hoje possam assinar Costa."

    Estou aqui com meu sogro, o senhor Celio Tadeu Vieira de Souza o qual comenta que: Clara Domingues de Arruda é sua Avó e José Antonio de Souza seu Avô, segundo ele não existe o Costa no sobrenome. Segundo o mesmo, o Avô é natural de Santo Amaro da Imperatriz-SC e foi tropeiro, os quais moravam na Coxilha Rica na Fazenda dos Morrinhos e faleceu por volta de 1914.
    Sendo que os 22 filhos citados são:
    1 - Caetano Arruda de Souza, 2 - Lauro Arruda de Souza, 3 - Bernardo Arruda de Souza, 4 - Santa Arruda de Souza, 5 - Amélia Arruda de Souza, 6 - Frontino Arruda de Souza, 7 - João Arruda de Souza, 8 - José Arruda de Souza, 9 - Acácio Arruda de Souza, 10 - Henriqueta Arruda de Souza, 11 - Otávio Arruda de Souza 12 - Lola a qual só sabe o apelido não lembra o nome.
    Eram 22 filhos, mas 10 vieram a falecer antes de completar maior idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Constou no Inventário por falecimento de João Domingues de Arruda. dentre os legatários (filhos):



      "(...) 10- Clara Domingues de Arruda 29 anos cc José Antônio de Souza Costa (...)".



      O fato de haver constado "José Antônio de Souza Costa" deve-se, com certeza, ao fato de ser o mesmo filho legitimo de Manoel Antonio de Souza Costa e Catharina Costa conforme constou de seu óbito civil em Lages, como segue resumidamente:

      Obito Civil Lages

      N 100 fls 55v a 56

      Declarado por João Francisco de Arruda em 05/12/1914

      Falecimento em 16/11/1914 na Seccão de Pelotinhas.

      José Antônio de Souza 58 anos, criador, natural do Estado de SC , residente na na Seccão de Pelotinhas, filho legitimo de Manoel Antônio de Souza (entrelinha) Costa e de sua mulher Catharina Costa.

      Era casado com Clara Domingues de Arruda (e não constou haver descendencia no registro de óbito e que deve ter constado em seu Inventário). Constou Sepultamento em Cemitério da Seccão de Pelotinhas.

      Excluir
    2. Como comentado pelo Leandro

      Eu sou neto de Caetano Arruda de Souza (este casado com Antonina Arruda
      Seus filhos:
      Sebastiao Arruda de Souza
      Joao Arruda de Souza
      Pedro Arruda de Souza
      Caetano Arruda de Souza Filho (meu Pai)
      José Arruda de Souza
      Maria (Aparecida)Arruda de Souza
      Iraci Arruda de Souza
      Anatércia Arruda de Souza
      Tereza Arruda de Souza

      Excluir
    3. Eu sou neta de clara Domingues de Arruda.

      Excluir
  4. Leandro Madalosso Wielecosseles a Tânia Arruda Kotchergenko complementou em detalhes seu comentário. Grato pela colaboração de ambos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Poxa, estou q procura de meus descendentes, meu bisavô era de Lages, seu nome era Francisco Arruda de Lima;
    Alguém sabe se há algum sobrenome semelhante nessa família?
    Agradeço!

    ResponderExcluir
  6. "Clara tinha um irmão chamado José Domingues de Arruda, que em 1909 estava com 47 anos, e foi casado com Hermelinda Vieira de Arruda. Também não tenho os descendentes deste casal, se houveram! Será que está lá na Brusque também? Tomara!"

    José e Hermelinda tiveram pelo menos 02 filhos:

    Bernardo Domingues Arruda cc 1ª Maria Ignácia dos Prazeres Arruda e cc 2ª Ernestina Ribeiro Borges.

    Idalina Vieira de Arruda cc José Thomaz de Souza.

    ResponderExcluir
  7. Estou muito feliz em descobri o blog .fico me perguntando o porque não tenho tios paternos .pois bem meu pai era filho único ele se chamava valter Antônio de arruda o pai dele se chamava .joao antonio de arruda e minha avó elvira maria de arruda meu pai o valter faleceu no dia 09/05/2013 gostaria muito de saber sobre nossa família sei que eram de mutum minas gerais por favor se alquem souber me ajude quero muito fazer essa surpresa pros meus irmãos

    ResponderExcluir
  8. procuro nossa geração ,nossa familia umas da fundadoras dessa cidade de lages ,meu tataravo (Aquino da silva )tataravó (Isaura pereira delis )biza avó (Guilhermina batista arruda )bizavo (hugo ramos de arruda ) avó (dilva arruda da silva ) obrigado se alguem tiver informação

    ResponderExcluir
  9. Idalina Vieira de Arruda CC José Thomas de Souza,era irmã de Cassimiro Vieira de Arruda ,ambos filhos de José Domingues de Arruda (Juca) e Henriqueta Vieira Arruda que está sepultada no Cemitério da Fazenda Grande Painel

    ResponderExcluir
  10. Sua neta de Clara Domingues de Arruda, sobrinha de Caetano Arruda de Souza que casou 2o. Casamento com minha mãe viúva de Bernardino Arruda de Souza, irmão de Caetano.

    ResponderExcluir
  11. Sou Fidencia filha de Maria Elisa de Arruda Filha de Franquelina Honorata de Arruda e meu vô se chamava Guilherme gostaria muito de achar meus
    Parentes

    ResponderExcluir
  12. Pesquizamos a familia desde,1985, junto com a mae dalila vieira lima,que era neta de jose domingues vieira de arruda

    ResponderExcluir