terça-feira, 13 de setembro de 2011

ORIGEM DOS GAÚCHOS

GAÚCHO PITANDO NA COXILHA RICA


ÍNDIA ANINHA ATHANÁZIA, A CAUDILHA DE LAGES

ANITA GARIBALDI "CAÇANDO VEADO"

Gaúchos e gaúchas não gostam de ouvir piadas de gaúchos.


Por falar em gaúchos encerrou-se neste domingo o III Rodeio de Integração Crioula, aqui em Lages. As comemorações Farroupilhas vão até dia 22 de setembro corrente. Depois de Piratini, no RGS, Lages foi a primeira República em SC pelo período de 9 meses (um parto abortivo) e depois Laguna, que não durou 6 meses. Depois dos lageanos serem elogiados como bois de botas por Davi Canabarro, Giuseppe e Anita Garibaldi deixaram aqui mesmo os feridos e os últimos guerreiros farrapos, derrotados no Capão da Mortandade em Curitibanos para as forças imperiais, já que não tinham mais forças físicas para voltar ao RS, nem mais disposição de luta. Por isso, de bois-de-botas, pela força demonstrada na Tomada de Laguna, com o fim da Revolução Farroupilha aqui na Serra Catarinense, passamos a gaúchos cansados e Lages é a mais gaúcha de todas as cidades catarinenses. E o lageano típico continua cansado, muito cansado de luta, sem ver esta terra prosperar, mesmo sendo o berço de seis Governadores de Estado, inclusive o atual.

Colaboração do Genealogista Paulo Maia, retirado da wikipédia:


"Um estudo genético realizado pela FAPESP revelou que os gaúchos, assim como a maioria dos brasileiros, são descendentes de uma mistura de europeus, índios e africanos, mas com algumas peculiaridades. O estudo apontou que os ancestrais europeus dos gaúchos seriam principalmente espanhóis e não portugueses. Isto porque a região foi por muito tempo disputada entre Portugal e Espanha e só foi transferida da Espanha para Portugal em 1750.
O estudo também revelou um alto grau de ancestralidade indígena nos gaúchos pelo lado materno (52% de linhagens ameríndias), maior do que o dos brasileiros em geral. O estudo também detectou 11% de linhagens africanas pelo lado materno. Desta forma, os gaúchos são fruto sobretudo da miscigenação entre homens ibéricos com mulheres indígenas e, em menor medida, com africanas." 
Esses indíos eram guaranis. Os tupis e os guaranis nunca se deram bem. Desde que se separaram em priscas eras.

Um comentário:

  1. Não procede a pecha de que gaúchos não gostam de piadas de gaúchos. Como assim? Quem é daqui do Rio Grande sabe que gostamos e temos muitas piadas de gaúchos contadas por nós próprios. Tenho sessenta e dois anos e me criei ouvindo piadas de vários matizes sobre os gaúchos. Os homo sexuais do Casseta e Planeta, de uns tempos para cá quiseram "reinventar a roda" e estão de brincadeira.Todos sabem que a nossa fama é bem outra, contrária até a isso posto por aquela turma da televisão. Somos amantes da liberdade. Gostamos de ouvir e cantar coisas daqui por falam do amor à terra que se nasce. do amor à natureza e aos costumes ou hábitos gauchescos. Amor ao seu chão, como dizemos! Outros amam também. Mas certamente a verdade é que não apreciam tanto a valorização da sua própria cultura como faz a gauchada pelo Rio Grande, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Acre, Rondônia e e norte em geral no Brasil. Tem Centro de Tradição Gaúcha - CTG, local onde se traduz grande parte da cultura gauchesca, uma sociedade que busca as raízes para ampliar a visão do gauchismo, em todos os continentes do mundo e em grande número. Convenhamos que não é uma ou duas piadinhas de mau gosto que irão compor um quadro de cultura ou realidade de um povo tão lutador e nobre.

    ResponderExcluir