quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A COLONIZAÇÃO DA COXILHA RICA

 Tal qual a Verona de Romeu e Julieta, a cidadezinha medieval conhecida por “Dos Arrudas”, dividida ao meio na fronteira Portugal-Espanha, o português Dom Manuel Arruda se apaixonou perdidamente pela bela espanhola Dona Penélope Dominguez de uma família arquiinimiga. Manuel, num entrevero de rua, espetou com seu facão o primo irmão de Penélope, o redomão Dom Torquemada, mandando-o para os Quintos dos Infernos em plena juventude e foi banido pelo “Príncipe de La Arrueda” para o Brasil, refugiando-se no Interior de São Paulo. Sua amada, na maior secura e desespero, procurou ajuda do padre, Dom Quixote de Batina, que trafuncou nela um poderoso sonífero e a despachou para o Novo Mundo na primeira caravela que partiu do Porto de Lisboa.


Depois de muitos amassos e acarcões nas macegas e capões de mato paulistas, Manuel e Penélope, agora já estavam abrasileirados como um aristocrático casal de alta sociedade. Conheceram Fernão Dias Paes Leme, o histórico e célebre Caçador de Esmeraldas mesmo que nunca tenha caçado nenhuma esmeralda. Bandearam-se rumo às Minas Gerais, integrando-se ao chamado Ciclo do Ouro. Encontraram ouro às pamparras. Então, garraram a buva rumo ao Sul – com bruacas e mais bruacas cheias do dourado metal no lombo de mulas - em companhia dos tropeiros que retornavam para Viamão, no tenebroso e gaucho Fim de Mundo, conhecido por Rio Grande do Sul.


Estabeleceram-se e aquerenciaram-se em Caçapava do Sul. Ali formaram uma numerosa prole, pois não dormiam no ponto, já que tinham que ficar de olho na imensa fortuna, agora reforçada com estâncias e fazendas, pois dinheiro chama dinheiro. Até que a gauchada, amante das peleias, criou o cenário sombrio que resultaria na Revolução Farroupilha.


Gente de paz, um dos seus herdeiros, José Domingues de Arruda e sua esposa, seguiram o exemplo de Abraão, juntaram tudo que tinham e tomaram o rumo Norte, pelo lendário Corredor das Tropas, em busca de sua Canaã na Serra Catarinense, atravessando o famoso Passo de Santa Vitória. A guarita de cobrança de impostos federais dos tropeiros, localizada na Fazenda Guarda Mor, os tornaram mais ricos e poderosos do que já eram.


Seu filho caçula, José Maria Domingues de Arruda, ficou conhecido por Coronel dos Coronéis e foi o homem mais rico de toda a História de Lages. Até que a paixão das próximas gerações pelo chinaredo do Triângulo e pelas apostas em casco de cavalo na raia do Bairro Conta Dinheiro consumiu o que restou das bruacas de ouro, dos pinheirais, do gado e das imensas áreas de terra da Família Domingues de Arruda. E o Vento Levou...! 



Muito da saga dos descendentes de Manuel e Penélope se perdeu na imensidão dos campos da Coxilha Rica e de Caçapava do Sul. Aos poucos, como resgate histórico, literário e romântico, os escribas familiares como este aqui, por exemplo, vão trazendo alguns fragmentos daquele passado de glórias pois, com o fim das bijujas nas guaiacas, pouca coisa restou a fazer além do ruminar de lembranças.                  




Nenhum comentário:

Postar um comentário