quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

HEROINAS DA COXILHA RICA

ANINHA ATHANÁZIA
ANINHA ATHANÁZIA PELO CARTUNISTA LAGEANO ADILSON FERREIRA


COMENTÁRIO VIA FACEBOOK

JC Arruda de Sousa A índia ANINHA mijava de pé na frente da tropa, segundo o saudoso Márcio Camargo Costa. Ela invadiu, como posseira, grandes áreas de terras no Raposo e no Cajurú. Seus principais adversários políticos e latifundiários eram os Coronéis Juca Prudente e Ramiro Andrade. Não teve filhos naturais. Seu herdeiro foi Panchito, o Gaudério de Cambajuva, que morreu mais tarde na Guerra do Contestado lutando ao lado dos jagunços na destruição de Taquarussu.

ANITA GARIBALDI





ANITA GARIBALDI PELO CARTUNISTA LAGEANO ADILSON FERREIRA
AINDA MENINA ANITA DEIXOU OS LINDOS CAMPOS DA COXILHA RICA PARA IR CAÇAR VEADO EM LAGUNA!

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Enio Ribeiro Filho Amigo. Estou desenvolvendo um estudo sobre Anita Garibaldi e suas ligações com Lages. Vc pode me repassar a referência bibliográfica ( fonte ) dessa afirmação ???
JC Arruda de Sousa Não tenho Enio. Não é referência bibliográfica, mas apenas oralidade, conversa de italiano. Vários pesquisadores e renomados eruditos já se debruçaram sobre a vida de Anita, mas a própria Revolução Farroupilha não permitiu aos soldados e seus líderes de então tempo de sobra para escrever a História verdadeira. O que existe é muita especulação. A meu ver, pouco importa onde ela nasceu, pois seu pai Bentão não tinha paradeiro fixo. O importante é que ela desenvolveu hábitos de mulher serrana. Considerando que sua mãe e seu tio Antônio eram coxilhins, dificilmente ela teria nascido em Laguna e vindo morar em Lages, quando o contrário é, aparentemente, mais racional. Quando Giuseppe fez seu célebre relato para Alexandre Dumas, muitas coisas ficaram claras, mas ele não chegou a se aprofundar acerca de seu casamento com Anita. Algum dia um pesquisador vai encontrar alguma prova definitiva acerca do tema. Mas até agora ninguém conseguiu provar nada. Anita ainda é um grande mistério serrano. Parabéns pela sua disposição em pesquisar o assunto. A Professora Ismênia Ribeiro, de São Joaquim, tem muita informação histórico-genealógica da Família Ribeiro, da qual encontro alguns antepassados em minha árvore. Acredito que ela possa ajudá-lo melhor que eu. Veja http://genealogiaserranasc.blogspot.com.br/ GENEALOGIA SERRANA DE SANTA CATARINA: FAMÍLIAS SOUZA, RIBEIRO, PALMA E OUTRAS  
Enio Ribeiro Filho Agradeço, JC Arruda de Souza, certa e oportunamente, voltaremos a falar sobre esse tema. Mais uma vez, obrigado!


LEMBRETE:  Estas e outras ilustrações do cartunista ADILSON FERREIRA são encontradas nos livros CONJUMINÂNCIAS LAGEANAS –  Uma Coletânea de Artigos e O DIZEDOR,  de autoria deste blogueiro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário