quarta-feira, 2 de novembro de 2016

FAMÍLIA ARRUDA NO CEMITÉRIO CRUZ DAS ALMAS - 2 DE NOVEMBRO DE 2016


JAZIGOS DE FAMILIARES ARRUDA

CURIOSIDADES

Com exceção do jazigo de meu trisavô João Domingues de Arruda e sua esposa Henriqueta Maria Vieira (ao lado do jazigo de Canozzi e Sendero) todos os demais estão ocupados com pelo menos 3 gerações. 

Acontece o seguinte no Cemitério: Quando ocorre um novo sepultamento em jazigo com Concessão Perpétua concedido pelo Município de Lages, é retirado o último caixão sepultado e queimado, são ensacados os ossos do finado, depositados num canto do jazigo e feito o novo sepultamento no mesmo espaço. 

Exceto nos jazigos com maior espaço horizontal ou vertical, como é o caso do Jazigo da Família Ramos - Lins, onde estão sepultadas as irmãs Bernardina Borges de Arruda e Edilia Vieira Arruda (netas de Joãozinho Arruda e Henriqueta Vieira, acima) e Ernani R. Ramos (filho de Edília). 

No primeiro túmulo acima está sepultada Maria Clara Borges (avó materna de Bernardina e Edília, casada com Emílio Vicente Ribeiro) e seu bisneto Lindomar Borges. 

No túmulo de Ernestina Ribeiro Borges de Arruda, está sepultado junto seu esposo Bernardo Domingues de Arruda e a bisneta Nilva (filha do Valdevino e da Vanda e neta de Maria do Carmo Arruda Muniz, irmã de Bernardina e Edília), bem como seu filho Sebastião Arruda, além dos bisnetos Adélia e Oziel.  

Qual a razão disso? O Cemitério não tem mais espaço disponível e a compra custa muito cara. 

Outros exemplos: Na sepultura de meu padrasto Maximiliano Bernardes de Souza tem 8 pessoas sepultadas. Na sepultura de meu pai Alzemiro Laurentino da Silva (o popular Argemiro Cambará), nos Cemitério dos Índios, tem 4 gerações ocupando o mesmo sepulcro, inclusive meu irmão Getúlio Costa da Silva 
(o popular Gegê do Santa Catarina). 


Um comentário:

  1. Também são meus trisavós, João Domingues Arruda e Henriqueta Maria Vieira.

    ResponderExcluir