sábado, 10 de março de 2018

FAZENDA CAJURU - BERÇO DE MUITOS DESCENDENTES DA FAMÍLIA ARRUDA DA SERRA CATARINENSE

SEDE DA FAZENDA CAJURU

https://www.facebook.com/fazendacajuru/

https://www.youtube.com/watch?v=WkpHFTcS0vA&t=254s

https://www.youtube.com/watch?v=CSFpDgp70HY

A Fazenda Cajuru passou recentemente por pequenas reformas, mesmo diante da "burrocracia" do tombamento pelo Instituto Histórico e Geográfico Catarinense. 

Fundada em 1865, sem essa conservação predial "meia boca" corria o risco de desmoronamento, a exemplo do Sobrado Aristiliano Ramos no Centro de Lages!!! 


Chegada de José Domingues de Arruda, esposa Maria de Souza Teixeira, cinco filhas e um filho, o João Domingues de Arruda, na Coxilha Rica em 1834. Zé Domingues era natural de Sorocaba (SP) e Maria Teixeira de Caçapava do Sul (RS).  Zé Arruda se instalou na Fazenda Bela Vista, próxima à antiga e histórica Fazenda Guarda-Mor do Correia Pinto.  

Trouxeram ouro em lingotes ao deixarem Caçapava do Sul (RS) e eram conhecidos como os fazendeiros mais ricos da Coxilha naquela época.

Joãozinho Arruda e sua esposa Henriqueta Vieira podem ter sido os construtores da Fazenda Cajuru. 


Fonte: Genealogia Tropeira - Volume I



6 comentários:

  1. João Domingues de Arruda era pai entre outros de João Francisco Vieira de Arruda meu avô.
    A origem da família Arruda, pela informação que disponho na é originária de Arruda dos Vinhos mas sim dos Açores provavelmente da Ilha de São Miguel. Viram para o Brasil três irmãos Arruda de Sá casados com três irmãs Quadros e localizaram-se, inicialmente na capitania de São Vicente. Ao que me consta os Arrudas do Nordeste tem outra origem mas disto não estou certo. Isto que aqui coloco o faço de memória. Vou ver na minha documentação e voltarei a informar.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha! Um blog como esse, mantém viva a nossa história.

    ResponderExcluir
  3. Sou trineto deles, descendo de sua filha Bernardina Domingues Arruda.

    ResponderExcluir
  4. Ola...meu avo era peao dos Arruda da Coxilha Rica...veio de Florida muito joven e se criou na Coxilha lidiando com caballos...Foi ginete de carreiradas...Foi com a familia colonizar Pouso Redondo na década de 40...seu Nome era Valdomiro Timotio da Silva....Valdomirinho....será que algum antiguo Ai da familia conheceu ele?
    47988335796

    ResponderExcluir
  5. meu nome. João Córdova arruda filho de Acácio de Souza arruda neto de João Domingues de arruda neto foi proprietário do terreno da frente da igreja dos morrinhos onde é a igreja era do irmão da minha vó materna.

    ResponderExcluir
  6. Existe uma certidão de batismo de uma das filhas do meu quinto avô Izidoro Gonçalves Lins e Felicidade Maria Vieira em 1831 em Lages, sendo o padrinho citado José Domingues de Arruda. Então ele já andava pela região de Lages antes de 1834 que é data tida como sua chegada na Coxilha Rica.

    ResponderExcluir