sexta-feira, 12 de agosto de 2011

RUA JORGE DOMINGUES DE ARRUDA

Jorge Arruda, cujo nome certo era Jorge Domingues de Arruda, é deno­minação de uma rua no Bairro Universitário. O logradouro começa na rua Sebastião Ramos Schmidt, atravessa a rua Luiz Gonzaga Proença, rua Ari Saldanha do Amaral, rua José Maria A. Ramos; rua João F. R. da Costa, rua Adão Justino B. de Oliveira e encer­ra-se na avenida Antônio Ribeiro dos Santos.

Foi um ilustre cidadão lageano e que teve uma numerosa descendência, sendo que muitos dos seus descenden­tes se destacaram na atividade políti­ca, pecuária e social do município.

Jorge Domingues de Arruda foi tenente secretário do Estado Maior da Guarda Nacional, em 1901. Em 1903 foi promovido a capitão assistente da mesma corporação.

Na parte social do município, seu Jorge participou da comissão que construiu o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, quando foi o responsável pela arrecadação de fundos, não só aqui em Lages, como em municípios vizinhos.

Uma grande quantidade de bovi­nos que conseguia junto a fazendeiros lageanos foi convertida em rifas para conseguir recursos para a construção do hospital.

Como era uma figura muito in­fluente em Lages e defensor ardoroso de nossas causas, Jorge Domingues de Arruda, em agosto de 1898, juntamen­te com outros cidadãos de nossa terra assinou um documento que pedia jun­ to ao Tribunal de Justiça do Estado o afastamento do Juiz de Direito Egydio Francisco de Chagas, que foi muito arbitrário e difamador em suas deci­sões judiciais. O Juiz foi removido pa­ra uma outra Comarca do Estado. Foi um cidadão muito religioso e exemplar chefe de família.

FONTE: CORREIO LAGEANO - LOGRADOUROS DE LAGES

Um comentário:

  1. Interessante, José, realmente é bom saber a história de nossos antepassados, né, Abraços

    ResponderExcluir