domingo, 19 de fevereiro de 2012

INÁCIA, PROVÁVEL MATRIARCA DAS FAMÍLIAS PIRES, RIBEIRO E ARRUDA DA SERRA CATARINENSE

MORTE DO CAÇADOR DE ESMERALDAS 

FERNÃO DIAS PAES LEME - O CAÇADOR DE ESMERALDAS

GENEALOGIA MINEIRA

Região Sudeste - Genealogias

PAIS DE OLIVEIRA HORTA -  Marco Polo T. Dutra P. Silva

Francisco Pais de Oliveira Horta nasceu em São Paulo, filho de Salvador de Oliveira Horta e Antônia Pais de Queiróz.
Ele foi casado com Mariana Dias Pais Leme, filha do Caçador das Esmeraldas Fernão Dias Pais Leme e com Maria Garcia Rodrigues Betting (SL, tit. HORTAS, IV, 331). Carvalho Franco (CF, verbete HORTA, Francisco Pais de Oliveira) conta que ele acompanhou o sogro em 1674 para os Sertões dos Cataguases, em busca das riquezas do Sabará-boçu. Descoberto o metal, minerou na região por algum tempo. Enriquecido, voltou a São Paulo e se estabeleceu em Santana de Parnaíba. Ele faleceu em 1701 e ela já estava morta em 1660.

Pais de: 
1.1 - Maria Garcia de Abreu, casada com o guarda mor Bernardo de Chaves Cabral, filho de de Manuel da Costa Pinto e Antônia de Chaves.  1.2 - Cel. Maximiano de Oliveira Leite, batizado em Parnaíba no dia 29 de outubro de 1701 (VTM, I, 78) e casado em 1722, por procuração, com Inácia Pires de Arruda, natural de Itu, filha de Francisco Pires Ribeiro e Maria de Arruda.

Comentário do blogueiro:

Pode ser apenas coincidência, mas entre os pioneiros de Lages e da Coxilha Rica encontramos pessoas das Famílias Pires, Ribeiro e Arruda. Vamos avançar nesta pesquisa, pois as três famílias tropeiras citadas são oriundas do Interior de São Paulo, com passagem pela região farroupilha correspondente à atual Grande Porto Alegre, onde os registros genealógicos são escassos.

O bandeirante Fernão Dias Paes Leme é um importante minerador da História do Brasil.  Seu genro Francisco Paes de Oliveira Horta o acompanhou na busca pelas esmeraldas, obteve sucesso e enriqueceu sobremaneira.  

Talvez aí esteja a origem da grande fortuna que é atribuída a José Domingues de Arruda quando chegou com tudo que possuia e se estabeleceu até a morte em parte da Fazenda Guarda-Mor, dando importante contribuição histórica e familiar para a colonização da Serra Catarinense. 

Isto é apenas uma suposição carente de comprovação histórica.

Recomendo:http://pt.wikipedia.org/wiki/Fern%C3%A3o_Dias_Pais e http://www.unicamp.br/iel/memoria/Ensaios/LiteraturaInfantil/14contos.htm



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário