quinta-feira, 23 de maio de 2013

MUITO CASAMENTO DEU....

PROFESSORA ISMÊNIA - PESQUISADORA DO INGESC
Blog: http://genealogiaserranasc.blogspot.com.br/2010/10/familias-acorianas-na-regiao-serrana-de.html

... na Coxilha Rica no começo do Século XIX entre as Famílias Arruda, Vieira, Ribeiro, Ramos, Borges,  Camargo, Araujo, entre muitas outras, dando origem às 85 Fazendas Antigas.


Os patriarcas José Domingues de Arruda, Leandro Luis Vieira, Manuel da Silva Ribeiro, Laureano José de Ramos, João Antônio Borges e tantos outros, com suas esposas, foram férteis em suas proles de origem portuguesa ao povoarem a Serra Catarinense, o Continente das Lagens no dizer do pesquisador Licurgo Costa, no aprofundamento em detalhes do Professor Walter Dachs, nas obras de Moacyr Domingues, de Diego de Leão Pufal e do organizador e genealogista Cláudio Nunes Pereira. 


Hoje em dia outras pessoas se dedicam a esse mister histórico e genealógico como por exemplo a administradora Tânia Arruda Kotchergenko, a historiadora Sara Nunes e a Professora Menoca (foto acima) que faz lançamento de seu livro genealógico O Voo das Curucacas nesta sexta-feira (24) na Arena Cultural da Festa do Pinhão. 


Aos poucos a História da Serra Catarinense começa a ser revista, atualizada e recontada a partir dos inúmeros recursos tecnológicos que esses pesquisadores de agora têm à disposição. Com toda certeza muitos tabús e mitos sobre personalidades serranas serão derrubados, surgindo em lugar deles outros cidadãos que, de direito e de fato, deram sua valiosa contribuição e ficaram até agora no esquecimento. 


Longa vida aos/às pesquisadores/as!      

Um comentário: